Marooned entrou em cartaz na maré das peripécias do Apolo 13. É um filme de John Sturges, com Gregory Peck no papel de Charles Keith chefe do contrôle espacial da NASA. No caso; o gênero já não é mais science-fiction, diante da realidade dos satélites e astronautas: pode ser chamado de space-fiction.
O espírito do espetáculo - especialmente de Hollywood - grande show de técnica - e a criação é também técnica e o cinema é espetáculo. O marco de Kubrick, com 2001, custara a ser ultrapassado. Nem Sturges pretendeu tanto. Nada de especulações metafisicas, filosóficas epistemológicas. Uma fita de suspense, dentro dos padrões rítmicos do crescendo classico, valorizada pelo suporte da paraphernalia dos recursos. Neste ponto, a fita interessa: e não foi por menos: ganhou o último Oscar destinado a efeitos especiaís. Sem falar na magnífica fotografia de Daniel L. Fapp e nos desenhos de produção de Lyle R. Wheeler.
Depois de cinco meses de experiências num laboratóno, em órbita espacial, três astronautas entram na nave para retornar à Terra. Mas um defeito nas engrenagens impede que, a cápsula consiga sair de sua orbita e penetrar na atmosfera. O filme resulta então nos esforcos, lá em cima e cá em baixo, para que sejam salvos, sem faltar a colaboração de um satelite russo, em mais um sinal cinematográfico do degêlo da guerra fria, principalmente depois que as duas superpotências já dividiram o mapa da Terra e ainda não estão preocupadas em partilhar o espaço sideral, que é grande, dá pra todos, até para a incômoda China.
A fita é válida pelo que proporciona através das trucagens e do acionamento do pessoal (técnicos, repórteres etc.) em volta dos gráficos, microfones, telefones, computadores, em suma, a bagunça que o cinema americano sabe tão bem administrar. Algumas imagens são extremamente belas, como aquela simbólica, do plano de abertura, dos patos escorrendo na penumbra, sob um fundo solar. E a tela de 70 milímetros, como sempre, ajuda, em especial neste gênero. O comportamento do elenco é eficaz: Gregory Peck bem. David Jansen e ó astronauta-chefe, que sai em sua nave encarnada para socorrer os três companheiros, êstes, respectivamente, Richard Crenna, James Fransciscus e Gene Hackman.
Na filmografia de John Sturges. Sem Rumo no Espaço ocupa, assim, a posição intermediária pontificando ainda os westerns, como Gunfight At the OK Curral (Sem Lei e sem Alma:) e Last Train From Gunhill (Duelo de Titãs).
Correio da Manhã
29/04/1970