Persiste a tendência em conferir tom irônico, burlesco, às vêzes mesmo, bufo, ao filme de aventuras. Se não nos falha a memória, a primeira experiência nesta área (que não chega a ser paródia, mas uma mélange de drama e fancaria) data de 1950, com The Flame and the Arrow (no Brasil, O Gavião e a Flecha), dirigida por Jacques Tourneur e protagonizada por Burt Lancaster. Talvez tudo isso retrate, menos que um maior gôsto pelo realismo e maior vergonha de proporcionar o simples entretenimento, uma maior tendência de ceticismo e niilismo da época. A verdade é que, a partir da referida década de 1950, as fitas de amor (e falamos, aqui, de amor espiritual) e de aventura despidas de pretensão intelectual, raramente tiveram a coragem da seriedade. Poucas exceções, como o antológico Scaramouche, de George Sidney, ou o recente Mayerling, de Terence Young.
Os Abutres Têm Fome (Two Mules For Sister Sarah) envereda pelo terreno da aventura jocose e oferece um resultado pouco feliz. Uma decepção, porque apresentava. diversos fatôres positivos: uma história de Budd Boetticher, mais uma vez a reunião da dupla do notável Coogan's Bluff (Meu Nome é Coogan), o diretor Don Siegel e o autor Clint Eastwood; a fotografia de Gabriel Figueroa, que resultou inócua; enfim, de quebra, Shirley MacLaine.
A impressão é de que Siegel não soube dar o tom e o ritmo instigante ao contexto. A frieza, soma-se um distanciamento· anti-funcional. Os dados estimulantes do entrecho de Boetticher não encontraram correspondência na imaginação. Realmente era curiosa a história de um aventureiro mercenário, contratado por partidários de Juaréz para ajudá-los a destruir um quartel francês em Chihuahua, que, no caminho, livra uma pseudofreira de ser violada por três malfeitores e, junto, com ela, também partidária de Juarez, encetam a viagem ao objetivo comum. Mas aquilo que, nas mãos de um John Huston, poderia render bastante, transformou- se em desperdício com Don Siegel. Este dá sinal de brio e brilho numa ou noutra cena, em especial na sangreira do desfecho, à la Wild Bunch - porém, estruturalmente, conduz o espetáculo à inocuidade.
Clint Eastwood repete as caras de tough guy e nada mais. Shirley MacLaine alegra um pouco o ambiente. No mais, inuitos mexicanos e alguns francases pelas imediações.
Correio da Manhã
21/10/1970