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Quatro palhaços

Mais uma produção de Robert Youngson, reeditando uma antologia dos grandes cômicos de Hollywood, na década de 1920. Aliás, depois de breves tomadas da 5ª Avenida, no início do século, o filme apresenta a real Broadway, notuma e coruscante, daqueles twentles, a possuir uma coisa que rimava, deveras, com a euforia do charleston: a comédia cinematográfica. Depois da descoberta ao acaso, feita por Sennett, a aceleração se tomou um dos efeitos mais usuais a fim de forjar situações dinâmicas e caricatas. E, por isso também, enquanto surgem os créditos, oferece-se ao espectador um exemplo metalinguístico da mesma aceleração: a confecção e arrumação fulminante para o lar dos recem-casados, que, depois, têm o filho de maneira não menos fulminante.
Os palhaços são quatro grandes nomes do genero: Stan Laurel (o magro), Oliver Hardy (o gordo), Charlie Chase e, ainda acima deles, Buster Keaton. Aqui, já vêm selecionados filmes onde Oliver Hardy aparece sozinho, antes da dupla com Stan. Mas, sem dúvida, nesta seleção, ambos apresentam a melhor passagem juntos, na história ao night-club, os quiproquós e correrias em decorrência da falta de dinheiro e do flagrante que as mulheres dos nossos heróis vêm a dar.

CHASE E KEATON


Já a personalidade de Charlie Chase era mais diferente. O seu porte físico nada encerrava em matéria de peculiaridade histriônica: era mais o homem comum atacado pelo fatalismo da comédia – e um fatalismo evidente quando se está na área do pastelão. E não deixa, assim, de ser maravilhoso vê-lo voando com os balões, enchendo sua cartola com gasollna ou, no dia do casamento a proteger a mulher despida no carro, sob o auxílio do fiel cortejo de convidados.
A última parte desta seleção constitui a melhor surprêsa: trata-se de um
fabuloso achado de Buster Keaton.
Poucas vêzes se pode medir tão bem a essência do cinema. A história é simples: Buster ganhou imensa herança, mas só poderá usufruí-la se conseguir matrimônio até 19 horas. Começa a via crusis, as mulheres desprezam-no e acham graça, até que o amigo dele tem a luminosa idéia de colocar o anúncio num vespertino. Chovem as noivas, geralmente megeras e, nesta altura, começa uma perseguição maciça e alucinante ao nosso herói, que já obtivera o sim da amada.
É ver o que é a imaginação visual a se coadunar com a velocidade. É ver Buster deitado, solitário, na'igreja, enquanto passam a chegar as noivas, aos montes, sem percebê-lo na primeira fila. Ou então a correria incessante, as esquivas de Keaton diante da catarata de pedras ou os planos notáveis com ele correndo sozinho. Um cinema perdido para o futuro, mas que retorna sempre devido à própria natureza do cinema: máquina do tempo.

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