Charly filme através do qual Cliff Robertson obteve o Oscar de melhor ator do ano será exibido aqui no Brasil com o título de Os Dois Mundos de Charly. Dirigido por Ralph Nélson e ainda co-protagonizado por Claire Bloom, baseia-se no romance Flowers in the Algernon, a narrar a história de um retardado mental cuja inteligência consegue evoluir até a própria genialidade, graças a uma estudante de Medicina, que a êle se dedicou. O filme foi rodado em technicolor e em cinerama.
Luchino Visconti está filmando uma realização cujo título em português mais direto seria Os Malditos. Trata-se de mais um filme, entre centenas de outros, ainda explorando o assunto hoje em dia, relacionado com a ascensão do nazismo. É a denúncia de uma poderosa família de industriais do aço que se vendeu a Hitler. A família Krupp catou no ar a carapuça e proibiu que o diretor filmasse em suas fábricas, apesar dos desmentidos no tocante a qualquer intenção de denúncia. No elenco, Ingrid Thulin, Dirk Borgade e a brasileira Florinda Bulcão. Essa realização foi filmada em três países: Alemanha, Áustria e Itália.
Novamente o casal Paul Newman-Joanne Woodward voltará a filmar. Newman, depois da experiência com Rachel, Rachel, onde não interpretou e apenas dirigiu a mulher, ganhou cartaz de cineasta. Mas agora, ficará outra vez apenas diante das câmaras. O título do filme será Hall of Mirrors e, o diretor, Sutart Rosemberg.
O V Festival de Filmes Científicos do Brasil, uma promoção anual instituída em 1964, será realizada na semana de 24 de maio a 1º de junho, durante a vigência do VI Salão de Ciências e Aplicações Médicas. O festival é também produto da colaboração do Instituto Nacional do Cinema, Fundação Cinemateca Brasileira e Associação Médica Brasileira. Para êste ano, já se inscreveram, além do Brasil, países como Estados Unidos, Polônia e Inglaterra. Deve-se támbém registrar que, atualmente, essas exibições não mais permanecem restritas a entidades especializadas, sendo permitido o ingresso do público leigo.
Após o sucesso internacional de público e critica de Rosemary's Baby, a próxima vez que o nome de Roman Polanski aparecer nos créditos de uma fita será apenas como roteirista. Simon Hesera foi contratado pela Paramount para dirigir o filme, que se chama A Day at the Beach.
Correio da Manhã
01/05/1969