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Na semana que começa amanhã...

Na semana que começa amanhã, o movimento será intenso: nada menos do que 13 estréias, duas reprises e um relançamento (Meu Nome é Coogan, amanhã no Odeon - uma espécie de western, onde a motocicleta substitui o cavalo, protagonizado por Clint Eastwood).
Destacam-se a versão cinematográfica da notável peça de Peter Weiss sôbre Marat e Sade, a fita sueca de Lars Magnus Lindgren; Adorado John, o reaparecimento de Marlon Brando, em A Noite do Dia Seguinte, e também o reaparecimento do detetive Tony Rome, como sempre interpretado por Frank Sinatra e dirigido por Gordon Douglas, agora atrás da Mulher de Pedra.
Num segundo plano, vêm O Desafio das Aguias, reunindo Richard Burton e Clint Eastwood, O Adorável Canalha, com Belmondo & mulheres, Fortaleza do Inferno, cuja maior curiosidade reside na ligeira esperança que o diretor Paul Wendkos (The Burglar) ainda pode insufrar, uma fita brasileira, Como Vai, Vai Bem?, do Grupo Câmara, Don Weiis comandando o Fantasma de Biquini, além de um punhado de westerns italo-apátridas.
Teremos, no Tijuca-Palace, a partir de amanhã, um programa de cinco curta-metragens de Chaplin (o que foi, é e talvez sempre seja cinema puro) e a reprise de uma das obras máximas de Walt Disney, Fantasia, amanhã no Caruso e no Bruni Tijuca.
A Perseguição e o Assassinato de Jean-Paul Marat Desempenhado Pelos Loucos do Asilo de Charenton Sob a. Direçáo do Marquês de Sade (The Persecution and Assassination of Jean-Paul Marat as Performed by the Inmates of the Asylum of Charenton Under the Direction of the Marquis de Sade).
Eis o titulo leguilíneo de uma das mais importantes peças do teatro moderno, agora em sua transposição cinematográfica sob a direção de Peter Brook (que realizou aquêle excelente Moderato Cantabile, com Jean Moreau e Belmondo), que também já dirigiu essa obra no palco, havendo sido premiado. Essa adaptação foi rodada em côres e tem nos papéis de Marat e Sade, respectivamente, Ian Richardson e Patrick Magee. Quinta-feira no Paissandu,

Adorado John
(Käre John)

Trata-se de uma realização sueca, sob a direção, roteiro e diálogos de Lars Magnus Lindgren. Como de hábito, segundo a temática nórdica, envolve sexo, erotismo, talvez neurose e morbidez. Apesar dos prêmios recebidos, resta ver se há ainda algo de nôvo a ser captado na trilha tão repisada. Amanhã, no Condor-Copacabana e Condor do Largo do Machado.

A noite do dia seguinte
(The night of the following day)


Uma jovem (Pamela Franklin) é raptada por três homens e uma mulher, mal desceu no aeroporto. Entre êles, Marlon Brando, sempre de negro. O diretor Hubert Cornfield, dedicado a um certo experimentalismo em alguns dos seus filmes anteriores, concentra-se aqui no jôgo de tensões e realiza uma fita, pelo menos, aceitável. Amanhã, no São Luiz, Madri e Santa Alice.

A mulher de pedra
(Lady in cement)


Tony Rome (Frank Sinatra) está agora diante de Raquel Welsh, além do crime e do erotismo. Os dois filmes anteriores da série, também dirigidos por Gordon Douglas, foram positivos, mormente o segundo, O Detetive, que impressionou bem sob vários aspectos. Muitas fumaças, portanto, no mínimo ótima recreação. Amanhã, no Palácio.

O desafio das águias
(Where eagles dare)


Novamente a II Guerra Mundial e em panavision. O problema é libertar, da fortaleza nazista, um oficial aliado. Burton (sem Lyz), à frente das peripécias. Quinta-feira, no Metro Boavista (ex-Passeio).

O adorável canalha
(Tender scoundrel)


Jean-Paul Belmondo faz esqui e amor com várias, mulheres, a maioria delas balzaquianas (e, hoje, com a evolução da química, quando se fala em balzaquianismo, não é mais a mulher de 30 anos e, sim, de 45). , Lá estão Nadja Tiller, Geneviève Page, Mylene Demongeot, Stefania Sandrelli. Pode ser divertido, embora pareça que nenhuma delas se despe. Quinta-feira no Pathé, Metro-Copacabana e Tijuca, Pax, Mauá e Drive-ln.

Fortaleza do inferno
(Attack on the iron coat)


Mais uma vez a II Guerra: o objetivo é destruir uma base naval alemã. À frente da missão, o veterano Lloyd Bridges. Tudo em côres, com aquêle dominante do laranja por causa das fogueiras. Amanhã, no Capitólio.

Como vai, vai bem?

Um grupo de jovens cineastas roda oito histórias desenroladas aqui no Rio de Janeiro, com Paulo José e Flávio Miggliaccio vivendo 14 papéis diferentes. Procurou-se focalizar problemas & situações bem típicas. Dizem que há episódios deveras engraçados. Sexta-feira, no Veneza.
Westerns a serem lançados (todos, aparentemente, sem maior importância): A Morte Anda a Cavalo (De Uomo a Uomo), com John Phillip Law e Lee van Cleef, dirigido por Giulio Petroni - amanhã, no Vitória e Miramar; Até no Inferno Irei à Tua Procura (Dinamite Jim), com Luis Dávila, Fernando Sancho e Rosalba Neri (nova campeã do cinenudismo), dirigido por Alfonso Balcazar - amanhã no Plaza, Ricamar, Olinda e Mascote; Killer Kid, com Fernando Sancho e Liz Barrett, dirigido por um tal de Savona - amanhã no Azteca e no Flórida; Seis Colts a Serviço do Mal (The Bandits), com Robert Conrad, Manuel L. Uchôa e Michael Vincent, dirigido por Robert Conrad e Alfredo Zacarias - amanhã no Rex.

Correio da Manhã
27/04/1969

 
Uma Odisséia de Kubrick
Revista Leitura 30/11/-1

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O tempo e o espaço do cinema
Jornal do Brasil 03/03/1957

Ingmar Bergman - IV
Jornal do Brasil 17/03/1957

Robson-Hitchcock
Jornal do Brasil 24/03/1957

Ingmar Bergman - V
Jornal do Brasil 24/03/1957

Ingmar Bergman - VI (conclusão)
Jornal do Brasil 31/03/1957

Cinema japonês - Os sete samurais
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