Existem certos filmes que ningu?m sabe porque foram feitos, tal a car?ncia de um centro de id?ias. Vertigem (Deadfall) ressuscita o espet?culo da falta de nexo e senso de produ??o.
Um argumento que mistura trag?dia, turismo, roubo, homossexualismo, conc?rto musical e sabe-se l? o que mais. Nada falta nesta salada colorida e ? justamente incr?vel gue o diretor Bryan Forbes haja tamb?m escrito o filme, pois isto deveria traduzir um fator de unidade.
Um casal de ladr?es de j?ias (Giovanna Ralli e Eric Portman) consegue convencer um outro "especialista" (Michael Caine) a participar de um roubo, cujo planejamento atende ?s menores min?cias. Depois de algumas perip?cias dif?ceis (e a melhor sequ?ncia ? exatamente aquela que procede ? intercala??o do executor de um conc?rto musical com a execu??o do roubo), obt?m ?xito e partem para outra cidade. Aqui o aspecto tur?stico principia a aparecer e, em paralelo, a fita, que dava a impress?o de pertencer ao genero do melodrama policial algo ins?sso, cai ent?o no j?go de paix?es. Caine torna-se amante de Giovanna e o seu marido n?o se importa (dedica-se somente ?s pr?ticas homossexuais); ao contr?rio, estimula o romance, enquanto concretiza o seu pick-up na figura de um jovem espanhol, como qual leva consigo a fim de participar de um quase m?nage ? quatre. Tudo isso, em tese, ? muito civilizado, muito sofisticado, mas n?o rendeu nada em t?rmos de cinema, sequer de plot. Caine quer que Giovanna se separe do marido. Esta ?ltima responde-lhe que, embora ?le seja pederasta, ela o ama - fato que para Caine se constitui em informa??o original?ssima, deixando-o algo neur?tico at? o fim da fita. O desfecho j? ? quase novela de TV, com as revela??es sensacionais de praxe.
Alguns raros lampejas de dire??o, um ou outro efeito fotogr?fico s?o insuficientes para salvar em parte a realiza??o. ? uma das piores coisas que o pr?prio Bryan Forbes j? f?z em sua vida.
Correio da Manh
25/03/1969