jlg
diversos

  rj  
Ensaios de Susanne Langer

A publicação entre nós, pela Editora Cultrix, dos Ensaios Filosóficos, de Susanne K. Langer, assinala uma contribuição do maior interesse. Seguidora do espírito de Ernst Cassirer, ela representa um dos pensamentos mais atuais e atuantes do terreno das especulações em tomo do fenômeno estético.
Acompanhar várias de suas obras anteriores confere a medida de sua formulação. Em An lntroduction to Symbolic Logic (Uma Introduçcio à Lógica Simbólica), colocou em questão a noção de estrutura e trouxe à baila, para a discussão da obra de arte, como "objeto virtual"- definição de Cassirer, em An Essay on Mane noutras obras - a diferenciação entre material e elemento, a fim de demonstrar o salto do real para o expressivo (da tinta na lata para a cor na tela, por exemplo).
Em Philosophy in a New Key (Filosofia em Nova Chave), procurou simplificar os conceitos da semiótica de Peirce (ícone, índice e símbolo), para operar com a simples divisão entre sinal e símbolo, a partir das concepções, respectivas, de linguagem denotativa (sinal) e linguagem conotativa (símbolo). O sinal, sempre fundado em sua própria materialidade, natural ou artificial; o símbolo, na virtualidade que representa o relacionar com outros elementos além da própria evidência física do objeto.
Feeling and Form (Sentimento e Forma) constitui a sua obra mais ambiciosa, aquela que procurou consolidar as bases de sua estética e a mudança de sua definição da obra de arte, de forma expressiva para forma significante. Em que também, com admirável lucidez, escrevia um apêndice sobre o cinema.
Problems of Art (Problemas da Arte) é uma coletânea de ensaios, em que, a par do transe em repensar a própria estética, proposta no livro anterior, realiza observações muito agudas a respeito da dialética entre a idéia de poesia e a noção de discurso poético: "a poesia, de modo algum, traduz alguma espécie de discurso". Ou seja, a constatação de que a linguagem discursiva não é condição sine qua non para a existência da poesia, dando-se, aqui à concepção do "poético", a compreensão específica do inaugurar mediante o mundo verbal, sem vínculo com a generalização proveniente do fazer (poiesis) pervisto no mundo grego.
Os seus Philosophical Sketches (Ensaios Filosóficos), agora traduzidos no Brasil, correspondem a uma sequencia de textos curtos, transcritos de conferências e palestras realizadas, em suma, o que a autora considera esboço ou notas para uma obra de maior fôlego, sucedânea, quem sabe?, da Filosofia das Formas Simbólicas, de Cassirer. Lembrar, inclusive, que Susanne Langer foi a tradutora, para o inglês, do importante Linguagem e Mito, daquele último.
Nesses ensaios, encontramo-la abordando inúmeros temas, inclusive uma nova especulação a respeito da natureza do símbolo. As suas formulações, lógicas, claras, criativas, instigantes, já permanecem como um dado precioso a iluminar todo um processo de indagações filosóficas.

Correio da Manhã
13/06/1971

 
Wiener ou Cibernética
Correio da Manhã 12/04/1964

OP X POP uma opção duvidosa
Correio da Manhã 02/10/1965

Mitos políticos
Correio da Manhã 31/10/1965

Cristãos & Ocidentais
Correio da Manhã 22/12/1965

Moral & Salvação
Correio da Manhã 13/01/1966

Semântica & Nacionalismo
Correio da Manhã 25/02/1966

Ruínas de Conímbriga
Correio da Manhã 19/10/1966

Coimbra: canção e tradição
Correio da Manhã 09/11/1966

Beatnicks: protesto solitário
Correio da Manhã 10/05/1967

Os filhos que devem nascer
Guanabara em Revista nrº7 01/07/1967

Despir os Tabus
Correio da Manhã 12/01/1968

Ninguém ri por último nas fábulas do povo
Revista do Diner\'s 01/04/1968

Muro e Turismo
Correio da Manhã 02/08/1969

Dogma & dialética
Correio da Manhã 10/09/1969

Forma e fonte
Correio da Manhã 16/09/1969

72 registros
 
|< <<   1  2  3   >> >|