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As máscaras de Ezra Pound / II – Pound e a poesia chinesa

LAMENT of the Frontier Guard constitui uma tradução livre de Ezra Pound, incluída no Cathay, publicado em 1915. Pound realizou as suas versões do chinês, na época, de Rihaku (Li Tai Po), baseado nas anotações de Ernst Fenolosa (o filólogo, autor de obra sobre o princípio do ideograma e que iria influenciar radicalmente a concepção estética do autor dos Cantares, condicionar, por analogia, esta série de poemas). Além disso, nos trabalhos de decifração de texto feito pelos Professores Mori e Ariga.
Um dos principais e mais eficazes aspectos das atividades criatirvas de EP foi justamente o de tradutor; mas, nunca, um tradutor no sentido vulgar, de reproduzir meros níveis semânticos. Sabia que traduzir era trair, recriar, proporcionar, em outra língua, os efeitos do original. Por isso, tamibém, os seus livros (sem falar em trechos dos Cantares) estão cheios de poemas à moda de, que já configura um meio-caminho entre a tradução e a autoria convencional.
Neste sentido, à "sua moda", verteu para o inglês a poesia chinesa. E foi também assim que, nesta última, encontrou uma das fontes daquilo que viria a denominar de fanopéia, ou seja, o modo de classificar os poemas que se manifestam, principalmente, através da imagem. Imagism: não a mera - descrição estática, porém o phanos dinâmico. Era um elemento típico da poesia orientd.
Lamento do Guarda da Fronteira - do qual procuramos extrair uma versão para o português, da versão poundiana - mesmo sob a estrutura da linguagem ocidental e latina, ainda evidencia a riquesa de sua concepcão, de uma forma mentis projetando-se através de uma montagem (sintaxe analógica) das imagens, embrora, nas versões, absorvida em parte pela sintaxe tradicional.
Em paralelo, o modo peculiar de enquadrar a miserabilidade, a negação das guerras, afinal um tema ainda tão pertinente à atualidade (e seria curioso notar que, no ocidente ''cristão", alguns trovadores, entre os quais o grande Bertrans de Born, cantavam o prazer da guerra - "este sul já fede a paz" ou "música, música, nãp há som como espadas às espadas se chocando"). Na primeira pessoa, a narrativa do sentinela, naquela expectativa a possuir algo de premonição do absurdo existencial.

Lamento do guarda da fronteira

No Portão Norte, cheio de areia, o vento sopra
Solitário, da origem do tempo até agora!
Caem árvores, amarelece a grama no outono.
Torres e torres escalo
Para divisar a terra brava:
Assolado castelo, o céu, o largo deserto
Não sobrou nenhum muro nesta aldeia.
Esqueletos embranquecidos na geada
Cumes altos, cobertos de árvore e capim.
Quem trouxe a passagem disto?
Quem trouxe a flamante fúria do Império?
Quem trouxe o exército com tambores e trmbalos?
Reis bárbaros.
A primavera suave tornou·se outono de sangue
Uma onde de guerreiros espraia-se reino adentro,
Trezentos e sessenta mil,
E tristeza, tristeza como chuva.
Tristeza no partir e tristeza, tristeza retornando.
Desolados, campos desolados,
E nenhum rebento da guerra neles resta,
Nem mais os homens de ataque e defesa.
Ah, como saberás da sombria tristeza no Portão Norte
Com o nome de Rihaku esquecido
E nós, sentinelas, para pasto dos tigres.

Correio da Manhã
27/11/1972

 
G. S. Fraser "The modern writer and his world" - Criterion Books
Jornal do Brasil 18/08/1957

Sophokles – “Women of trachis”
Jornal do Brasil 03/11/1957

Piet Mondrian
Jornal do Brasil 01/12/1957

The Letters Of James Joyce
Jornal do Brasil 12/01/1958

O poema em foco – V / Ezra Pound: Lamento do Guarda da Fronteira
Correio da Manhã 05/10/1958

Erza Pound, crítico
Correio da Manhã 11/04/1959

Uma nova estrutura
Correio da Manhã 31/10/1959

"Revista do Livro", nº 16, Ano IV, dezembro de 1959
Tribuna da Imprensa 13/02/1960

E. E. Cwnmings em Português
Tribuna da Imprensa 04/06/1960

O último livro de Cabral: “Quaderna”
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Cinema e Literatura
Correio da Manhã 07/10/1961

Um poeta esquecido
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A Grande Tradição Metafísica
Correio da Manhã 05/05/1962

Reta, direto e concreto
Correio da Manhã 06/06/1962

A Questão Participante
Correio da Manhã 18/08/1962

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