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Obra em progresso

O processo de elaboração da telenovela pode ser considerado como uma "obra em progresso". O autor do entrecho nunca sabe ao certo como será seu desfecho. Nesse ponto, ele se iguala ao público, que, por seu turno, através da receptividade manifestada, vai ajudar na confeção do trabalho. Da mesma forma, os próprios atores, que não são meros executantes, intermediários entre uma obra e as massas. De acordo com a força, o embalo ou a empatia que propiciam aos seus personagens, determinam as variações de rota, a maior ou menor intensificação de segmentos da história. Por tudo isso, a telenovela pode ser também definida como "uma obra aberta" isto é, aquela cujo teor integral não está predeterminado.
No começo não era tanto assim, mas, com o decorrer do tempo, produtores e os próprios autores se convenceram do óbvio em matéria de dinamização. E, aí, conforme o sucesso de personagens ou situações, o espetáculo neles se concentrava. Veja-se o exemplo atual de Louco Amor, que começou na base de Bruna Lombardi e Fábio e depois se rendeu à transa outonal de Lady Francisco e José Lewgoy. Lembramo-nos de Saramandaia, um novela montada na base de uma certa influência do assim denominado realismo mágico, mas que, pouco a pouco, foi perdendo o pé, ninguém mais sabia se Juca de Oliveira iria voar ou não, e, então, de repente, não mais que de repente, introduziram aquele personagem bem marcado, vivido por Carlos Eduardo Dolabella. Enfim, outras telenovelas, nem tanto por motivos estéticos, de Ibope ou de empatia, vieram a sofrer alterações profundas ou inesperadas. Algumas vezes por causa da Censura, como o caso de Roque Santeiro que sequer entrou no vídeo. Ou então, devido a morte, acidentes, doenças ou mesmo ruptura de contrato com os atores. Recentemente tivemos três eventos dando até a impressão de que a bruxa anda rondando a TV: a morte súbita de Jardel Filho, alterando o entrecho de Sol de Verão, as safenas de Paulo Autran, modificando a estratégia da Guerra dos Sexos e, agora, o acidente com José Lewgoy, a provocar modificações nas filmagens do final de Louco Amor.
De qualquer modo, essa estrutura de obra aberta faz da telenovela uma nova modalidade de espetáculo

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