jlg
cinema

  rj  
Uma comédia italiana

Premiada com o “Nastro D’Argento”, “Adorável Inimiga” (L’Incantevole Nemica) é uma película agradável de ponta a ponta e que também nos chama a atenção para um diretor, Cláudio Gora, do qual não nos recordávamos de já ter assistido a alguma realização.
Este surge com pretensões bem menores do que André Michel, não denota, pelo menos ao primeiro contato, o temperamento do esteta. Porém, valendo-se de um argu mento fértil em situações divertidas, consegue manter o filme sempre nas estrias de um compasso vivaz e revela um salutar desembaraço no entremear de sequências através dos cortes.
É fácil reparar a utilização constante do grande primeiro plano, cujos motivos preponderantes apresentam provavelmente o escopo de jogar a base das reações dos personagens ante um fato inesperado ou estranho. Destarte, o diretor procura extrair o máximo das expressões dos protagonistas: o caricato Carlo Campanini, em mais um papel semelhante aos que tem feito ultimamente e com sucesso; Robert Lamoureux, que não é um mau tipo, embora seja pouco maleável em suas contrações fisionômicas; e a bela Pampanini, controlada em alguns de seus tiques.
"L'Incantevole Nemica" se configura numa saborosa sátira à mentalidade burguêsa com seus temores do comunismo. O enrêdo se prende aos receios de um curioso e extravagante proprietário de uma fábrica de que alguns operários ligados ao P. C. estejam em vias de engendrar um atentado contra a sua vida – tudo isso proveniente de um malentendido provocado pelo zêlo excessivo de seu yes-man. Julgando que o tímido e recatado Mancini seja o cabeça do complô, procura convertê-lo mediante um contínuo processo de adulação, convidando-o a que frequente diariamente a sua mansão, indo o exagêro ao ponto do pobre operário se casar com a bela filha. Dai em diante, avolumam-se os quiproquós finalizando tudo com um happy-eding algo banal, mas que não chega a empanar os aspectos positivos do celulóide.
São determinados detalhes cômicos curiosos ou inusitados em sua concepção, como o prego que atravessa a parede dicisora dos dois quartos dos operários, cuja função é de cabide, exigindo entretando que ambos coloquem os paletos ao mesmo tempo. Também a primeira visita de Mancini à residência do patrão oferece facetas interessantes no tratamento da irreverência e do non-seuse, bem como a festa do casamento que termina com o carro do industrial sendo escoltado por um caminhão que leva uma charanga dos trabalhadores agitando a bandeira da União Soviética.
Até certo ponto, “Adorável Inimiga" reforça a boa impressão que algumas comédias italianas de caráter leve e despretensioso vem construiudo: "Era Ele”, "Paris é Sempre Paris”, “Patos e Papoulas”, etc. E não há dúvida de que o próprio Walter Chiari mais ainda a reforçaria se ocupasse o lugar de Robert Lamoureux, num papel que lhe cairia como uma luva.

Jornal do Brasil
29/12/1957

 
Uma Odisséia de Kubrick
Revista Leitura 30/11/-1

As férias de M. Hulot
Jornal do Brasil 17/02/1957

Irgmar Bergman II
Jornal do Brasil 24/02/1957

Ingmar Bergman
Jornal do Brasil 03/03/1957

O tempo e o espaço do cinema
Jornal do Brasil 03/03/1957

Ingmar Bergman - IV
Jornal do Brasil 17/03/1957

Robson-Hitchcock
Jornal do Brasil 24/03/1957

Ingmar Bergman - V
Jornal do Brasil 24/03/1957

Ingmar Bergman - VI (conclusão)
Jornal do Brasil 31/03/1957

Cinema japonês - Os sete samurais
Jornal do Brasil 07/04/1957

Julien Duvivier
Jornal do Brasil 21/04/1957

Rua da esperança
Jornal do Brasil 05/05/1957

A trajetória de Aldrich
Jornal do Brasil 12/05/1957

Um ianque na Escócia / Rasputin / Trapézio / Alessandro Blasetti
Jornal do Brasil 16/06/1957

Ingmar Berman na comédia
Jornal do Brasil 30/06/1957

562 registros
 
|< <<   1  2  3   >> >|