O significado do significado
autores: C. K. Ogden e I. A. Richards
linguística
Um dos livros mais importantes dentro do assunto, O Significado do Significado (Um Estudo sobre a Influência da Linguagem sobre o Pensamento e sobre a Ciência do Simbolismo) (The Meaning of Meaning - A Study of the Influence of Language upon Thought and ofthe Science of Symbolism), de co-autoria de C. K. Ogden e I. A. Richards, agora lançado
no Brasil por Zahar Editores, tradução de Álvaro Cabral.
A primeira edição de The Meaning of Meaning data de 1923; sempre com prefácio duplamente assinado pelos autores, seguiram-se as de 1926, 1930, 1936 e 1946. Ambos, tanto Ogden como Richards (esse último mais divulgado aqui no Brasil), são críticos e teóricos bastante conhecidos e respeitados. Ogden, entre outras obras, é o autor de Basic English e Opposition e Richards do Principies of Literary Criticism e Practical Criticism.
Nesse volume, entre os vários apêndices, os autores ainda fizeram uma análise e transposição resumida do pensamento de teóricos, tais como Husserl, Bertrand Russel, Frege, Gromperz, Baldwin e, especialmente, Charles Sanders Peirce, praticamente o pai da semiótica, e de quem, como divulgadores de suas idéias, também praticamente Richards e Ogden foram os pioneiros mais formalizados. E incluídos também foram, no livro, à guisa de suplementos, dois ensaios do maior interesse: o primeiro deles, "O Problema do Significado em Linguagens Primitivas", é de autoria do grande antropólogo Bronislau Malinowski; o segundo, "A Importância de uma Teoria dos Sinais e uma Crítica da Linguagem no Estudo da Medicina", foi escrito por F. F. Crookshank, membro do Real Colégio de médicos.
Ogden e Richards propuseram-se, nessa obra, a enfrentar o que consideravam as dificuldades suscitadas pela influência da linguagem sobre o pensamento. Exaltavam a importância prática de uma assim chamada por eles ciência do simbolismo. Daí, as várias veredas de O Significado do Significado: pensamentos e palavras, o poder das palavras, as situações significantes, os sinais na percepção, os cânones do simbolismo, a teoria de definição, o significado de beleza, o significado dos filósofos, gramática, situações simbólicas, em suma, o próprio significado de significado. Era o momento, então, na época desse livro, em que se formavam as condições para aquela tão propalada armed vision, que, até os fins da década de 1950, assegurou a hegemonia da crítica literária em língua inglesa.
Mas O Significado do Significado não é apenas um livro de referência. Embora outras idéias, teorias, experiências te nham, no correr do tempo, ido, aqui ou ali, mais fundo ou mais adiante, permanece.como um foco vivo de debate: o grande debate do conhecimento.
O Globo
14/01/1973